SIM OU NÃO! Essa seria a reposta mais adequada. Pois a necessidade é relativa caso a caso. Mas pela minha experiência em consultório, acredito que na grande maioria dos casos os suplementos são sim necessários.
Porém ao contrário do que a grande maioria pensa, suplementos não são utilizados apenas para fins estéticos. Sua maior aplicação é na busca por saúde, por qualidade de vida.
Há sim inúmeras aplicações dos suplementos que aliam saúde e mudanças estéticas, mas o que mais vejo como utilidade é a busca por mais saúde e qualidade de vida.
Por exemplo se o paciente está com deficiência de ferro, eu posso passar uma dieta com fígado bovino, folhas verdes, feijão etc ( sendo que a maioria dos pacientes não gostam tanto desses itens) ou posso prescrever uma cápsula de ferro, onde ele consegue a quantidade necessária da substância.
Mas há ainda um outro lado a se levar em consideração, a do uso desmedido e imprudente, onde as pessoas buscam indicações da internet e saem comprando produtos desnecessários, e que por vezes competem na absorção com outras substâncias, ou suplementos que nem mesmo tem comprovação científica de sua eficiência.
Então a melhor forma de avaliar a necessidade é buscando auxilio de um nutricionista, que ao avaliar sua rotina e seus exames poderá verificar a necessidade e indicar apenas o necessário.