Tenho ouvido essa pergunta com frequência ultimamente: quantos cafés posso tomar por dia? Seria simples se dissesse 3 ou 4, mas não é bem assim.

O metabolismo de alguns compostos presentes no café está relacionado com nossos genes. Por exemplo, os metabolizadores lentos de cafeína podem apresentar sintomas como taquicardia, sudorese excessiva, mãos frias, agitação após consumir uma simples xícara de café. Os metabolizadores rápidos pouco ou nada apresentam, isso não significa que pôde-se então tomar várias doses de café por dia. Indivíduos com histórico de complicações cardiovasculares, diabetes e outras complicações inflamatórias devem ter cautela no consumo de café. Por meio de testes genéticos é possível identificar polimorfismos envolvidos com o metabolismo da cafeína, com o risco de desenvolvimento de doenças inflamatórias dentre outras.

No entanto, independente de testes genéticos é possível identificar sintomas e cruzar com seu histórico familiar. Eu por exemplo sou metabolizadora lenta de cafeína, nunca consumo café e caso fosse consumir, uma estratégia legal seria sempre consumir após alguma refeição, isso faz com que diminua ou evite os sintomas que mencionei.

Sinta seu corpo, e veja como ele reage com 1, 2 a 3 cafés por dia, ache seu ponto de equilíbrio e dosagem, seja um depois do café da manhã, outro após o almoço e outro no meio da tarde junto com o lanche. Existe sim quelação pelos ácidos clorogênicos e outros fitoquímicos com alguns minerais presentes na refeição, mas não são tão expressivas assim. Além disso tenha uma boa ingestão de minerais e vitaminas ao longo do dia.

Oriento não de forma restritiva mas sim racional, uma vez que café é a melhor bebida do mundo, e se consumido em pequenas quantidades podem conferir benéficos a saúde. Procure auxílio profissional para ajustes individuais. Afinal, cada organismo reage de um jeito.

Nutricionista Esportiva
Ana Lara Rocha Pina
Exame de Bioimpedancia Inbody
Atendimento presencial
Cuiabá – MT/ Uberlândia – MG
Agendamento de consultas e mais informações sobre atendimento:
WhatsApp (34) 9 9142-8256