Olá amores!!! Hoje vim falar um pouquinho sobre a doença celíaca. Já ouviu falar? Conhece alguém que tem essa doença?

A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, cevada, centeio, cevada e aveia e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces, provocando dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.

A doença celíaca é uma condição crônica, autoimune, que afeta o intestino delgado de adultos e crianças geneticamente predispostos. A doença causa atrofia da mucosa do intestino, causando prejuízo na absorção dos nutrientes, sais minerais e água.

Os principais sintomas são: dor abdominal, diarreia, flatulência, distensão do abdômen, fraqueza, perda ou dificuldade para ganhar peso, queda frequente de cabelo, diminuição do apetite, lesões de pele, anemia, deficit de crescimento em crianças, infertilidade.

O principal tratamento é a dieta com total ausência de glúten; quando a proteína é excluída da alimentação os sintomas desaparecem. A maior dificuldade para os pacientes é conviver com as restrições impostas pelos novos hábitos alimentares. A doença celíaca não tem cura, por isso, a dieta deve ser seguida rigorosamente pelo resto da vida!
Marque seu amigo que precisa ler esse post.

Ana Lara Rocha Pina
Nutricionista Esportiva
Atendimento presencial
Cuiabá – MT / Uberlândia – MG
Agendamento de consultas e mais informações sobre atendimento exclusivamente pelo WhatsApp : (34) 9 9142-8256