Ciclo menstrual engloba as mudanças pelas quais o corpo da mulher passa ao longo do mês e que resultam na menstruação, que é sinônimo de irritação, fome excessiva, dores nos seios, inchaço, cólica, mau humor e uma vontade infinita de chocolate.

A TPM varia muito entre as mulheres, algumas passam anos sentindo todo tipo de desconforto achando que é normal, até procurarem ajuda médica. De fato o diagnóstico é demorado, pois não existem exames ou tratamentos específicos para o problema tendo em vista os diversos tipos.

Poucas pessoas sabem mas a alimentação pode interferir tanto no agravamento quanto no alívio dos desconfortos gerados pela TPM. Abaixo listei alguns nutrientes e alimentos que podem ajudar nesse período.

Dicas da nutri:
👉🏻Cálcio: Diminui as cólicas e a irritabilidade .
Fontes: Folhas verde escuro (couve e brócolis).

👉🏻Vitamina C: Aumenta a produção de neurotransmissores, dessa forma melhora o sono e reduz a ansiedade.
Fontes: Kiwi, acerola, abacaxi, morango ,limão ,laranja, goiaba, caju.

👉🏻Vitamina B12: Combate a anemia, sua falta pode ocasionar fraqueza e desânimo.
Fontes: Carnes vermelhas, frango, peixe e frutos do mar.

👉🏻Vitamina B6: Aumenta a produção da serotonina, um dos hormônios da felicidade. Diminuindo assim, enjoo, mal estar e irritabilidade.
Fontes: Arroz integral, gérmen de trigo, aveia, nozes, amendoim , fígado de boi, folhas verdes e leguminosas.

Pesquisas comprovaram que mulheres que tem uma alimentação saudável e praticam exercícios, tendem a ter menos TPM.

Ana Lara Rocha Pina
Nutricionista Esportiva
Atendimento presencial
Cuiabá – MT / Uberlândia – MG
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